Read the original publication in the link below.
0. Introdução
Saudações marinheiros!
Faz um ano e cinco meses desde que foi publicada a primeira edição da Agency e enfim trouxemos a versão traduzida. Considerando que muitos tópicos já foram abordados desde a gênese desse projeto e considerando que temos cada vez mais leitores de todos os tipos, incluindo até mesmo alguns gabinetes do nosso governo, decidimos resgatar essa história que foi o ponto de partida da nossa narrativa.
Ps. Ministro da Educação, se você estiver lendo isso, sinta-se abraçado! 🫂
Lembro como se fosse hoje - em Janeiro de 2023 enviei a minha carta de renúncia da minha posição de UX Designer Senior em uma empresa do Vale do Silício e depois de entender que foi a decisão certa a ser tomada naquele momento, minha cabeça começou a borbulhar de ideias até que surgiu enfim a ideia de começar a escrever sobre tudo que eu havia aprendido sobre marketing, criatividade e design nos meus 11 anos de carreira até então.
A única coisa que eu não esperava, era que exatamente sete dias depois de publicar essa história, que usa de uma tsunami como elemento narrativo para contextualizar uma nova solução, o Banco do Vale do Silício (SVB Bank) iria enfrentar um encerramento compulsório por insolvência na maior falência de um banco desde a última crise global financeira.
Algumas pessoas acham que profecias ou clarividência são fenômenos sobrenaturais, que pela falta de evidências científicas, não se validam como verdade. Entretanto, na grécia antiga era muito comum grandes líderes como Alexandre, o Grande consultarem oráculos antes de suas campanhas militares.
Clarividência é um termo usado para descrever uma pessoa que supostamente tem a capacidade de perceber ou prever eventos futuros, ou de obter informações sobre pessoas, objetos ou situações através de meios paranormais ou extrassensoriais - colocando os significados espirituais de lado e analizando a morfologia da palavra, podemos obter uma resposta mais científica:
O termo pode ser dividido em duas partes:
"Clari-" vem do latim "clarus", que significa "claro" ou "brilhante"
"-vidente" vem do latim "videns", que significa "que vê"
Assim, literalmente, clarividente significa "aquele que vê claramente".
Observação é uma habilidade inata do ser humano, entretanto, não é qualquer um que consegue fazer um usofruto completo dessa capacidade - da mesma maneira que observar e questionar somam a base da prática filosófica, observar e interpretar resultam naquilo que chamamos de intuição - a capacidade de compreender algo sem necessidade de análise detalhada.
No filme “Deixar o Mundo Para Trás (2023)” produzido por Barack Obama e dirigido pelo gênio Sam Esmail, o personagem G. H. Scott nos dá uma pista do que significa entender padrões na sociedade, economia e cultura.
0. Reme seu barco, Marinheiro.
Introdução ao boletim informativo - Conto (ficção)
Evans - CFO de uma empresa em crise
Marston - CEO de uma agência de marketing criativo
*O telefone toca.
— Evans! A que devo a honra?
— Escute, Marston, preciso ser direto com você. Eu realmente aprecio nossa amizade, e sei que são anos de uma parceria bem-sucedida, mas a economia está longe de estar saudável agora e a empresa tem lutado muito com os números nos últimos meses. Temos que cortar custos e o conselho executivo decidiu cortar nosso orçamento de marketing completamente. Simplesmente não podemos mais mantê-lo.
— Evans, eu estava com medo de que isso acontecesse. Lamento ouvir isso. Vou notificar a equipe e preparar a transferência de arquivos e IP na próxima semana. Muito obrigado por todos esses anos, nós realizamos grandes coisas juntos.
— É isso? Você não vai me empurrar uma ideia ou me fazer uma oferta como você costuma fazer?
— Bem, a economia está de fato passando por uma montanha-russa de gritos caóticos e déficit financeiro, Evans. Se as coisas estão difíceis para vocês, imaginem como estão para nós. É bem evidente que o marketing é o primeiro orçamento a ser cortado em tempos de crise e desespero.
— Sinto muito, Marston. O ROI não está claro o suficiente para nós. A arte dos seus criativos é linda, suas campanhas parecem novas e as estratégias que você arquiteta são sempre ousadas, mas se não podemos medir o retorno com precisão de atirador de elite, precisamos cortar o investimento.
— Bom, 5 anos atrás, quando começamos a trabalhar juntos, a startup tinha 50 funcionários, agora tem 550. Isso não é um ROI de crescimento de 1000% no quadro de funcionários?
— Não venha até mim com um ROI em headcounts, Marston, isso não existe. Se eu não puder mostrar um crescimento claro dos KPIs de vendas para o conselho, serei o próximo a ser demitido. Novamente, você teve alguns grandes sucessos no passado, mas suas últimas campanhas não parecem estar funcionando, caso contrário, não estaríamos nessa situação. Ouça, o trabalho da sua equipe é lindo como sempre, mas não consigo medir o impacto deles.
— Bem, haveria algum impacto se eles nem existissem? Se você não está criando, você não está se comunicando, Evans. Design e Marketing são o combustível do seu motor. Se seus serviços e produtos atingirem um teto de crescimento, ou o mercado estiver em inércia, é hora de inovar e agir, melhorar produtos ou fazer novos. Mas você está demitindo seu principal parceiro por ideias criativas em plena luz do dia.
— Escute, Marston, estamos andando em círculos aqui e estou ficando impaciente. Sei que você realmente gosta do que faz, mas algumas pessoas têm um trabalho sério a fazer, nem todos nós temos o luxo de passar o dia apenas brincando com máquinas de café; brainstorms divertidos; diagramas no Miro; formas e cores no Figma, ou fotos no Photoshop.
— Entendo Evans. Isso parece uma despedida.
— Bem, não sou eu falando Marston, é só a economia. Sinto muito, mas em tempos de crise, precisamos apenas agir.
— Bem, o mar está de fato agitando todos os barcos e há um tsunami pronto para nos engolir no horizonte, Evans. Você ainda não percebeu isso, mas está jogando seus remos fora. Estarei aqui se precisar de mim no futuro, independentemente. Adeus.
*Desliga o telefone.
0.1 Marketing da Autonomia
Novos remos para o barco - Artigo
Evans parece estar em apuros. Independentemente de ter tomado a decisão certa ou não ao demitir sua agência, o tsunami ainda está chegando. Pode muito bem ter sido uma decisão lógica, mas talvez não totalmente racional. (Como ele não tem uma equipe interna de marketing)
Se o leite foi derramado. Reconheça. Limpe.
Há um barco no mar, um tsunami a caminho e remos flutuando para longe, precisamos falar sobre marketing, imediatamente, marinheiro.
Porque o marketing como conhecemos não existe mais. Esse conceito virou poeira estelar no exato momento em que o COVID-19 desencadeou o início de uma recessão econômica em 2020 e também enviou um tsunami de novos usuários para o mundo digital.
Economia mundial caminha para recessão em 2023, diz pesquisador
Bloomberg - 25 de dezembro de 2022.
Não estou aqui para falar sobre economia, estou aqui para falar sobre o marketing que é meta. (Além/Novo/Adaptado)
Porque o marketing como o conhecemos acabou. Esqueça Philip Kotler; Ryan Holiday; Seth Godin; Eric Ries; e Gary Vaynerchuck. Esqueça conceitos como MVP, Lean Startup, 4Ps, Design Thinking, análise SWAT... Esses são conceitos escritos na era pós-modernista, feitos para um mundo pré-COVID-19. Não estamos mais lá. Bem-vindo ao metamodernismo .
Não estou jogando esses autores e escolas no fogo nem os estou aposentando. Eles tiveram seu momento, mas se seus conceitos ainda funcionassem, não estaríamos em crise.
É hora de novos profissionais de marketing surgirem, mas isso significa apenas uma coisa: reaprender marketing do zero. Construir novos conceitos do zero.
Porque a nova escola de marketing tem apenas uma base principal e essa é: autonomia .
Um barco sem remos não tem autonomia > a falta de autonomia se traduz em falta de controle > e a falta de controle termina em falta de ação .
Isso é inaceitável em tempos de crise, o tsunami está chegando e devemos reconhecê-lo juntos para que possamos transformá-lo em uma oportunidade.
Porque juntos iremos velejar, quando fizermos esses novos remos.
Bem-vindo à Agency.
0.2 Notícias, Cultura e Utilidades
Um novo resumo sobre minhas últimas descobertas
0.2.1 Tecnologia de IA
O ChatGPT logo estará em todos os lugares! OpenAI anuncia API pública oficial.
Business Today - 2 de março de 2023.
Isso é enorme. Não apenas porque acelerará a implementação da IA em diferentes segmentos, mas também porque começaremos a ver muitas versões de marca branca do ChatGPT. Além disso, as empresas poderão fazer versões novas e aprimoradas da interface de bate-papo com mais funcionalidades. Você já experimentou o ChatGPT?
Se não, você deve fazê-lo imediatamente. Quanto mais cedo você praticar com suas capacidades, mais cedo você terá ideias sobre como implementá-lo em seu fluxo de trabalho. Como um modelo de linguagem, o ChatGPT não é uma tecnologia que apenas busca informações, é muito mais do que isso. Ele interpreta as sintaxes e linguagens em sua entrada e é capaz de entregar saídas profundamente personalizadas. Ele pensa por você para que você possa usar seu tempo muito valioso em outros esforços.
Algumas dicas para você tentar:
Crie um modelo financeiro com um orçamento de US$ 5.000 // adicione US$ 1.000 extras para fluxo de caixa // adicione um [inserir número] para [posição] // adicione um custo de [inserir porcentagem] para impostos // coloque o conteúdo em uma tabela para mim.
Gere 10 títulos de newsletter para um boletim informativo de marketing
Gerar uma estrutura de modelo de Pitch Deck // Escreva um slide de introdução sobre uma empresa que faz [insira seu contexto]
Gere para mim um modelo de contrato de Memorando de Colocação Privada (PPM) // adicione mais cláusulas.
Explique-me o metamodernismo como se eu tivesse 5 anos
Explique-me o transumanismo como se eu tivesse 5 anos
Como tenho usado:
Para procurar sinônimos raros para palavras
Para pesquisar qualquer tópico que seja profundamente específico ou cultural
“Chat, o que é liberdade de expressão? // “O que Sócrates diz sobre a verdade” // “Criar um novo termo para liberdade de expressão que leve em consideração os danos das notícias falsas”
“Você pode me explicar a lei de Hume como se eu tivesse 5 anos?”
Tradução e Gramática
Outras Ferramentas de AI
Midjourney - Ilustre sua própria arte!
Kaiber.ai - Transforme imagens em um vídeo
Diagram.ai - ChatGPT encontra Figma.
0.2.2 América Corporativa
Como você se sentiria se fosse o herdeiro de uma das maiores corporações de mídia dos EUA? Se você tivesse todo o dinheiro do mundo e pudesse controlar o que é dito nos maiores veículos de notícias? Se até o presidente estivesse na sua folha de pagamento? Este é o resumo da série da HBO “Succession”. Um programa de comédia profundamente irônico com lições valiosas sobre o corporativismo, mas também verdades dolorosas sobre a busca pelo poder.
0.2.3 Abrace a Tristeza
O que há em uma história que faz você se sentir tão triste, tanta tristeza, que no final você realmente se sente feliz com sua própria vida? Recentemente assisti The Whale (2022). Ele prova perfeitamente o ponto de por que as pessoas precisam de arte e experiências catárticas para impulsionar as lutas da vida em direção aos seus objetivos.
É uma obra de arte brilhante dirigida por Darren Aronofsky (um dos diretores de cinema mais ousados da nossa era) e interpretada de forma atemporal por Brendan Fraser.
Esse é o tipo de experiência cinematográfica que você só tem uma vez por ano. Não é para os fracos de coração, porque você sentirá muitas emoções negativas, mas no final, especialmente se algumas lágrimas forem derramadas, você verá a vida com novos olhos e encontrará uma motivação inexplicável para ir atrás do que quer.
0.2.4 Nas Lentes de Thi.
Pensei em apresentar esta foto que tirei em 2021 na primeira newsletter porque tenho muito orgulho dela. Não porque a tirei correndo o risco de explorar um bairro perigoso no centro da cidade de Assunção, Paraguai. Mas porque ela representa o estilo da minha fotografia. Fotojornalismo!
Soy, soy lo que dejaron
Soy toda la sobra de lo que se robaron
Un pueblo escondido en la cima
Mi piel es de cuero, por eso aguanta cualquier clima
Soy una fábrica de humo
Mano de obra campesina para tu consumo
Frente de frío en el medio del verano
El amor en los tiempos del cólera
El sol que nace y el día que muere
Con los mejores atardeceres
Soy el desarrollo en carne viva
Un discurso político sin saliva.
Latinoamérica - Calle 13
0.3 O Futuro
Para onde vamos daqui?
Agradeço por você ter ficado por aqui! Espero que isso tenha sido útil. Quando precisamos agir, primeiro precisamos de conscientização e referências para que possamos ter a capacidade de gerar ideias. Este é o principal objetivo do boletim informativo da Agência, compartilhar dicas de marketing e informações novas sobre o mundo com meus leitores para que você possa tomar medidas eficazes em direção ao sucesso de seus empreendimentos.
Há um ditado que diz: “Prometa pouco e entregue muito”.
Então, publicarei no mínimo 1 edição por semana, mas se houver um engajamento ou aceitação legal, publicarei com mais frequência, com certeza. Então, por favor, compartilhe a newsletter com amigos e garanta que as ideias continuarão surgindo!
Senti que precisava de uma voz, então, decidi começar a compartilhar minhas ideias com a Agency. Não porque eu queira lançar meus serviços, mas porque quero que as pessoas ao meu redor estejam informadas e prontas para agir.
Vamos navegar neste barco juntos .
Sobre o Autor
Thiago Patriota
Feito em 1996. Nascido e criado no Brasil. Bacharel em Publicidade e Comunicação. Adepto ao autodidatismo. Alma curiosa. Autor publicado. Fundador da Sentient.
Saiba mais sobre a Agency na página Sobre!