Read this issue in English.
O que é uma impressão?
Tinta no papel? Carácteres? Letras em um PDF? Uma métrica em sua campanha de anúncio pago?
Salve Leitor!
Vou compartilhar uma mensagem abaixo que é tão poderosa que, na verdade, me preocupo com o poder que ela pode conceder a quem conseguir decifrá-la. Como diz o tio Ben em Homem-Aranha: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades."
Portanto, seja responsável após a leitura, leitor.
(Sinceramente)
"Há muito, muito tempo, "caráter" era uma palavra usada para definir um bloco de chumbo com uma letra gravada nele. Esse bloco era mergulhado em tinta e pressionado no papel para imprimir letras em linhas, linhas em parágrafos e parágrafos em livros e panfletos em grande escala."
"Se você pensar bem, filho, o caráter só é revelado quando se aplica pressão a ele. É exatamente daí que vem o ditado popular: O verdadeiro caráter é revelado nas escolhas que uma pessoa faz sob pressão - quanto maior a pressão, mais profunda é a revelação e mais fiel é a escolha à natureza essencial do caráter."
Lição do Pr. Lúcio de Paula - Ministro da Love Church Global
Poderoso, não é mesmo? Mas não falo sobre moralidade nessa edição, falo sobre o coração pulsante da comunicação e do marketing: impressões.
Como você pode ver, a palavra "caráter" tem um significado há muito esquecido que se relaciona à comunicação e à impressão. Isso porque a invenção da prensa móvel por Gutenberg representou basicamente a industrialização, produção em massa e distribuição de ideias humanas na forma de caracteres impressos no papel.
Johanes Gutenberg automatizou a comunicação.
Apenas falar sobre isso já é suficiente para me dar arrepios.
Você pode ter entendido mal o título da edição e o assunto, a palavra "Impressionado" significava que eu causei uma marca, não que eu o surpreendi com um sentimento positivo.
Compreender o significado original da palavra "impressão" será profundamente importante para suas metas de marketing. Porque não estaremos falando sobre imprimir documentos em papel, estaremos falando sobre imprimir sua marca nos corações das pessoas. Marcando-as com sua mensagem. Batendo em seus compartimentos pulsantes de desejos com suas soluções.
Imprensando Sua Existência no Mundo
Aquilo que não é visto, não é lembrado.
Não temo o homem que fala para 10.000 seguidores, mas temo o homem que fala para um seguidor 10.000 vezes
- Anônimo
Há um profundo equívoco nos dias de hoje em relação ao que é uma comunicação eficaz. Conforme nos envolvemos mais profundamente na dimensão digital das redes sociais, onde os algoritmos ditam quais conteúdos são mostrados aos usuários e seguidores, nos vemos obcecados exatamente com o que os algoritmos são em sua essência mais pura: números.
Tornar-se viral é quebrar a matrix e acordar em um tsunami de sucesso. Quão difícil pode ser? Milagrosamente impossível ou estrategicamente plausível?
Não existe absolutamente nenhuma fórmula para publicar algo sabendo antecipadamente que fará o algoritmo impulsionar o alcance de suas impressões. Isso é impossível porque os algoritmos são uma inteligência imprevisível e em constante crescimento, com um conjunto de regras e gatilhos que se adapta aos interesses e comportamentos dos usuários (e anunciantes), os quais, por sua vez, se adaptam a contextos culturais e sociais.
Esta é uma equação com tantas variáveis que sua solução não pode ser alcançada apenas com lógica pura. No entanto, ficamos presos na ideia de que se não estamos obtendo uma alta taxa de engajamento, conversões e vendas, é porque estamos falhando e é culpa nossa.
Essa falta de números leva a uma sensação de fracasso, que por sua vez leva a uma falta de motivação e ação, e você fica estagnado. Porque se você não age, não se comunica e se não se comunica, não é visto (não causa impressões).
Você sempre pode estudar as tendências e ver que tipo de conteúdo está sendo impulsionado pelos algoritmos, para que possa criar algo que surfe uma tendência e com maior chance de se tornar viral. Alguns efeitos de vídeo interessantes e músicas populares, talvez alguns gatos? No entanto, isso levanta uma questão importante:
Você realmente quer que sua marca surfe em uma tendência ou deseja criar a tendência? [Quão autêntico você realmente é] VS [Quão tosco você está aberto a se tornar apenas para conseguir números?]
Porque se você está disposto a adaptar seu conteúdo e retratar sua marca de maneiras questionáveis para o mundo apenas para obter esses números abençoados, eu preciso perguntar. Até onde você está disposto a abandonar os valores e a cultura que está construindo como marca, apenas para ser bem-sucedido? Não deveriam ser esses os pilares que impulsionam seu sucesso desde o início?
Você ainda quer se tornar viral? Então precisamos cavar mais fundo.
Mas primeiro, eu preciso que você quebre sua própria matrix primeiro.
Vire a chave!
Você não precisa convencer as pessoas de que tem uma boa solução para elas. Elas não precisam ser convencidas, pois sua solução é um subproduto de seu trabalho árduo, e elas perceberão isso assim que descobrirem sobre você e sua marca. (A menos que você não tenha dado a devida atenção à sua marca.)
Você pode ter sucesso se sua marca for autêntica. Única do seu próprio jeito. Tendo sua visão como fundador incorporada profundamente em cada aspecto de sua comunicação e cultura. Seu logotipo, identidade visual, site, produtos e conteúdo devem comunicar sua própria singularidade.
Mas às vezes, ser único e inovador significa não ser compreendido ou relevante e pode resultar em números baixos ou baixa aceitação, certo? De forma alguma.
Vire a chave de novo!
O que são números baixos? Se você publica algo no LinkedIn e alcança 1 pessoa (causa apenas uma única impressão), isso é um impacto baixo? Depende da perspectiva. Uma pessoa é um universo inteiro se você pensar sobre isso. Você é um universo inteiro, com seus próprios interesses, necessidades, características, habilidades, medos, sonhos, arrependimentos, conquistas, sabores favoritos de vinho, programas de TV favoritos, filmes, atores, autores...
Único do seu próprio jeito, você é.
Mas voltemos ao assunto antes que isso se torne um discurso motivacional. Eu sei que você já tem o que é necessário e não preciso adoçar as palavras.
Você é uma pessoa, não é? Bem, você está lendo isso e eu estou causando uma impressão em você porque este boletim chegou aos seus olhos. Ele chegou até você porque eu comuniquei a minha mensagem. Eu comuniquei minha mensagem porque eu queria causar uma impressão. Eu queria causar uma impressão porque eu quero que você tenha agência e aja.
Eu não posso controlar realmente se você vai interagir com o conteúdo. Se você vai achá-lo interessante ou aplicar o que aprende. Se você vai entrar em contato comigo com feedback, encaminhá-lo, compartilhá-lo, curtir ou comentar. O que eu posso controlar é a criação e a emissão da mensagem, e isso, eu fiz.
Esta é, afinal, a lição da edição dois, algo que me foi ensinado por um dos mais inspiradores executivos de marketing que já conheci em minha carreira, lá em 2021. Porque, no final do dia, a comunicação deve ter três pilares: criatividade, precisão e frequência.
Criatividade para moldar a mensagem de forma agradável ou interessante de ser consumida, porque, afinal de contas, ela precisa ser projetada (criada) para existir.
Precisão para ter um público-alvo em mente. Você pode não conhecer seu primeiro público à primeira vista, mas seu rádio deve transmitir a mensagem independentemente até finalmente chegar aos ouvidos certos.
Frequência para ser visto. Para causar a impressão. Porque se seu conteúdo não aparece nas caixas de entrada, feeds, vídeos ou qualquer outro canal de distribuição, não causa uma impressão. Se seu conteúdo aparece apenas uma vez, causa uma impressão superficial, porque pode ser esquecido. Se seu conteúdo aparece constantemente e com qualidade, então você é inegável. Uma marca inesquecível. Uma faísca brilhante de valor em meio a um mar de opções. Seu valor será percebido pelo seu público-alvo mais cedo ou mais tarde.
Então.
Esqueça os números. Concentre-se na ação de se comunicar, de forma consistente e autêntica. Porque, se você continuar tentando se comunicar com robôs (números), perderá a oportunidade de alcançar as pessoas reais que precisam da sua solução e estão prontas para compartilhá-la com amigos e familiares.
Lembre-se, uma pessoa é um universo inteiro de consciência, ideias e opiniões. Se você conseguir povoar um universo com a sua marca, então é apenas uma questão de bater insistentemente em suas portas até finalmente levá-las à ação.
E o seu produto ou serviço é adotado.
E você se torna viral.
Caixa de Pandora
Um Resumo Fresco sobre minhas últimas descobertas e algumas outras coisas.
Um Algoritmo Saudável é uma Mina de Oportunidades de Impressões
Você já ouviu falar do Reddit, Inc.?
Seu antigo slogan era: "A Página Inicial da Internet"
O Reddit é um site de mídia social que permite aos usuários compartilhar e discutir conteúdos de uma ampla variedade de tópicos e comunidades. É conhecido por seu conteúdo gerado pelos usuários, sistema de votação e diversificado grupo de usuários.
Definição por meu amigo ChatGPT.
O novo slogan é: "Mergulhe em qualquer coisa", porque representa perfeitamente o fato de que você pode encontrar qualquer tipo de comunidade dentro da plataforma. Comunidades onde as pessoas discutem ativamente seus interesses, seja em criptomoedas (web 3.0), inteligência artificial, livros, leis, tecnologia, marketing, Edgar Allan Poe, política... O que quer que seja, você encontrará no Reddit.
Tenho experimentado com seu algoritmo enquanto preparo meu novo livro de ficção científica ilustrado por IA, e fiz algumas descobertas valiosas. Confira os números abaixo.
Estas são todas postagens publicadas organicamente entre 26 de fevereiro e 4 de março de 2023. É principalmente conteúdo sobre meu produto espalhado em diferentes comunidades que se relacionam com os interesses do meu público-alvo.
Isso totaliza cerca de 114.500 impressões alcançadas sem nenhum investimento financeiro (publicidade paga), apenas tempo e dedicação.
Sua mente está prestes a ser explodida.
Porque, quando se trata de anúncios pagos, a indústria usa o termo "CPM" para se referir ao custo do anúncio por 1.000 visualizações. É o quanto você paga por 1.000 impressões.
1 CPM = 1.000 Impressões
Aqui estão dados atualizados sobre as taxas de CPM em diferentes plataformas sociais.
Vamos fazer um cálculo com base nesses números. Se eu conseguisse obter a mesma quantidade de impressões anunciando nessas plataformas, aqui está o quanto custaria:
114,500 Impressões / 1,000 = 114.5 CPMs
Tiktok
114.5 CPMs x $10 por CPM = $1,145.00
Facebook
114.5 CPMs x $14.40 per por = $1,646.80
Twitter
114.5 CPMs x $6.46 per por = $739.97
Youtube
114.5 CPMs x $3.47 per por = $397.52
Google Ads
114.5 CPMs x $3.12 per por = $357.84
Instagram
114.5 CPMs x $7.91 per por = $907.20
Minha campanha causou 114.500 impressões em pessoas sem precisar gastar um único dólar em publicidade paga.
Economizei $1,646.00 por saber a melhor maneira e o melhor lugar para promover minha marca.
Como conclusão imediata, podemos identificar que o algoritmo do Reddit ainda está muito saudável e prioriza conteúdo original para o feed de seus usuários. Uma mina de ouro de impressões segmentadas.
O que você está esperando? Crie uma conta no Reddit e explore as comunidades para identificar oportunidades potenciais para seus projetos. Você não precisa usar seu nome real, escolha um nome de usuário legal que represente sua essência. Deve ser sua identidade digital alternativa, que você pode usar para se expressar livremente. Isso é o que os usuários do Reddit fazem e é por isso que o Reddit é útil e divertido de usar.
0.2.1 Flashbacks
Falar sobre isso me fez sentir nostalgia sobre o tempo que trabalhei em uma das maiores corporações de tabaco da América Latina. Foi um trabalho, mas também uma escola, pois a reputação de sua equipe de marketing é conhecida em todo o mundo por sua audácia e criatividade.
Esta foi uma empresa responsável não apenas por trazer, mas também por popularizar o hábito cultural de fumar narguilé do Oriente Médio para o Brasil. Quantas impressões precisaram ser causadas para ter um impacto tão significativo?
Abaixo estão algumas lembranças legais!
2.3 Storytelling
Uma Mensagem em uma Garrafa
Escute, eu nunca enviei por e-mail a Edição 0 da Agency, mas ela contém informações extremamente importantes sobre este projeto, caso você ainda não tenha lido. Você deveria ler.
Você deveria ler porque eu vou começar a incorporar muitas histórias nas próximas edições e a Edição 0 é a "gênese" da Agency. Há uma história ali que é a base de todas as edições que estão por vir. Se você perder os primeiros minutos do filme, não entenderá o final.
Contar histórias é uma ferramenta narrativa para transmitir mensagens de uma forma divertida de consumir e que evoca sentimentos, então nem todas as edições serão apenas informações diretas como esta. Porque às vezes isso não é suficiente para que a mensagem seja compreendida.
Se houver uma crise econômica, precisamos ser criativos e agir rápido.
Porque.
a) Se você estiver tomando decisões erradas, pode estar em apuros.
ou
b) Talvez você esteja tentando apagar um incêndio despejando gasolina nele.
Entende? Duas maneiras de dizer a mesma coisa. Quando relacionamos uma ideia a algo mais fácil de imaginar, tornamos a mensagem mais fácil de consumir.
Mas não temos falado sobre incêndios, nem há necessidade de bombeiro.
Na verdade, há um tsunami chegando e cada um de nós está em seu próprio barco. Sem remos.
E é aí que entra a Agency, uma fábrica de remos.
Para um mar de barcos sem remos.
Em um oceano tsunâmico de incertezas.
Sobre o Autor
Thiago Patriota
Nascido em 1996. Brasileiro de coração e criação. Bacharel em Publicidade e Comunicação. Adepto do autodidatismo. Alma curiosa. Autor publicado. Co-Fundador da Agency. Fundador da Sentient.
Isso é um resumo sobre mim, mas você pode saber mais sobre a Agency na página Sobre!